terça-feira, 11 de agosto de 2009

Breve histórico da familia Remigio Reszende

1- A Familia Reszende

A Família Resende ramificou e expandiu-se no Brasil, através de João de Resende Costa e sua esposa Helena Maria de Resende (nascida Helena Maria de Jesus), uma das célebres Ilhoas. Ambos nascidos no Arquipélago dos Açores, Portugal, vieram para o Brasil, ao que tudo indica em datas diferentes e aqui se casaram no ano de 1726. Estabeleceram-se na Fazenda do Engenho Velho dos Cataguás, latifúndio patriarcal situado no atual município de Lagoa Dourada/MG e considerado o berço da Família Resende no Brasil. Daí se espalharam os vários ramos, do Rio Grande do Sul ao Amazonas, ramificando-se até o Uruguai.

São muitas as personalidades ilustres desta família que ajudaram a construir o Brasil, fundando cidades e sonhando com um país melhor para seus descendentes. Este é o caso do Padre Manoel Rodrigues da Costa, do Capitão José de Rezende Costa e seu filho de mesmo nome, que participaram e viveram o terror da Devassa da Inconfidência Mineira.

2- A familia Remigio:
A nossa história com relação ao sobrenome Remígio é muito curta. Partiu da 4º geração o Senhor Remígio Antunes de Siqueira (Remígio como primeiro nome), passou seu primeiro nome (Remígio) como sobrenome ao seu filho o Senhor João Remigio de Condé (5º Geração), sendo assim se explica o nosso sobrenome Remígio.

3- Familia Remigio Rezende

A família "Remígio de Rezende" é natural de Santana de Cataguases-MG começou a partir do casamento da Sra. Elisena Balbina de Rezende e seu Marido João Remigio de Condé, dai em diante seus filhos que eram 7 tiveram o sobrenome "Remígio de Rezende". Os filhos desse casal eram:

João Remígio de Rezende, casado com Maria das Dores Ribeiro de Rezende

Joaquim Remígio de Rezende casado em 1º núpcias com Maria Carlota de Rezende, e em 2º núpcias com Albina do Carmo de Resende

Genésio Remígio de Rezende casado com Izolina Vieira de Rezende

Ismael Remígio de Rezende casado com Antonia Augusta Ribeiro de Rezende

Leopoldo Remígio de Rezende casado com Dulce José de Rezende

Antônio Remígio de Rezende casado com Maria da Conceição de Castro Rezende

José Remígio de Rezende casado com Elizária Tavares Coimbra

36 comentários:

  1. Boa Tarde,
    Sou da família Remígio também, a minha geração vem das cidades de: Condado, Malta, Emas, Mina do Ouro (Catingueira) todas da Paraíba. Meu pai era Remígio, já minha mãe é Palitot. Moro na cidade de Piancó-PB e aqui moram muitos da família, ela é muito grande e me orgulho de fazer parte desta maravilhosa família, já que só existe uma (diziam os mais velhos). Queria conhecer parentes e fazer amizades.
    Um forte abraço.
    karinnaremigio@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina.
      Moro em Braga Portugal, também me chamo Remigio Silva .
      Gostava de conversar com todos os Remigio.
      Um beijo .
      Meu mail: jorefes@hotmail.com

      Excluir
  2. Karinna, tudo bem. Como você gosta de genealogia é bem vinda, vou te adicionar no msn. A sua familia Remigio de fato é unica mesmo. Nós somos Remigio Reszende. O nosso patriarca chamava-se João Remigio Condé, e todos filhos acabaram ganhando um Remigio e aí surgiu a familia Remigio Reszende. Somos de Minas Gerais. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Então você quer dizer que na verdade a família Remígio é na sua essência Rezende pois o sobrenome Remígio foi apenas agregado e passado adiante como se fosse um sobrenome de família? Pertenço também aos Remígios da Paraíba.Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Anônimo. Sim. A familia "Remigio Reszende", na verdade é Reszende. Mas como o casal João Remigio de Condé e Elisena Balbina tiveram muitos filhos, é como se fosse um ramo dos Reszendes.
    O nosso Remigio não tem nada a ver com os "Remigios" da paraíba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite...acho muito interessante.Minha familia é de Mirai - MG e fica proximo a cataguases - MG...provavelmente devemos ser da mesma familia rsrs...
      forte abraço

      Excluir
  5. existe apenas uma geração de remigio ou tbm existe outras origems outras familias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Remígio, de Alagoas. Meu bisavô chamava-se Anphilófio Remígio de Oliveira. Morava na cidade do Pilar, uma das mais prósperas da sua época. Empresário e Latifundiário (início do século XX).

      Excluir
    2. tb sou bisneta dele.... sou neta de Darcy Remigio de Oliveira, filha de Emanoel Chechtman Remigio de Oliveira.

      Excluir
    3. Sou Bisneto dele também, neto de Aristheu Remigio de Oliveira

      Excluir
  6. Oi, tbm tenho o sobrenome Remígio, meu nome é Anne Caroline Remígio da Silva, moro em Manaus- Am.

    ResponderExcluir
  7. Sou Roberval Remigio Mendes, tenho 52 anos, filho de Raul Remigio Gomes, neto de Manoel Remigio Gomes (eles de Monteiro - PB. Meu avô nasceu na década de 1860 e era descendente de italianos e provavelmente também de portugueses. Há a cidade de Remígio na Paraíba, mas meu pai e um tio fizeram uma investigação "in loco" e segundo informações de um idoso padre, o nome Remigio nada tem a ver com o nome da família. Mas a família Remigio (da Paraíba) é de fato sobrenome. E já temos Remigio espalhados por todo o Brasil, também no Chile, na Alemanha e ainda muitos na Itália. Grande abraço a todos. Visitem meu Blog: roberval-remigio.blogspot.com.br
    Meu e-mail:(robervalremigio@r7.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ,fica a saber que também tens Remigio em Portugal.
      Um abraço
      Da noticias

      Excluir
  8. Olá a todos os Remigio.
    Sou Português de Braga .
    Chamo- me Remigio José Silva .
    Pensei que o meu nome era raro ,mas vejo,que somos muitos ,tenho 55 anos de idade,moro em Braga Portugal .
    Gostava de manter contacto com todos os Remigio.
    O meu mail: jorefesi@hotmail.com
    Um forte abraço,para os Remigio.

    ResponderExcluir
  9. Olá, sou Marcia Maria Remígio de Souza Nogueira. Nascida em Recife/PE. Anphilófio Remígio de Oliveira era irmão do meu avô Alcides Remígio de Oliveira, casado com Eulina Paes Barreto Monteiro (nome de solteira). Se vocês tiverem mais informações, eu agradeço. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá, queridos, bom dia! sou Ilza Remígio, moro em Petrolina-Pe, filha Nilo Remígio de Monteiro/PB. Estamos juntamente com outros primos organizando um encontro da família Remígio em monteiro/PB,nos dias 22 a 24/04/2016, será um prazer contar com participação de todos. Maiores informações pelo fone: whastsApp (87)996670590.

    ResponderExcluir
  11. Olá tambem faço parte da familia
    Remígio.. não sabia que tanta gente tinha esse sobrenome... fico feliz por isso... Késsia Remígio... moro no Ceará

    ResponderExcluir
  12. Olá tambem faço parte da familia
    Remígio.. não sabia que tanta gente tinha esse sobrenome... fico feliz por isso... Késsia Remígio... moro no Ceará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha avó era de Monteiro na Paraíba o nome dela era Olindina Remígio que casou com Zacarias Monteiro.
      Todos Remígio da Paraíba são meus parentes.
      Forte abraço a todos.

      Excluir
    2. Faço parte da família Remígio com muito orgulho mesmo não tendo o sobrenome no papel mas tenho no sangue pois minha avó era Remígio da Paraíba cidade de Monteiro.

      Excluir
  13. Boa tarde meu bisavô se chamava Remígio Dutra tenho um tio se chama Remígio Dutra de Assis na cidade de Santana dos montes MG

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, meu tataravô é José Remígio de Rezende e minha tataravó é a Elizaria Tavares Coimbra. Fico feliz em saber que existem vários "primos" espalhados pelo Brasil rsr

    ResponderExcluir
  15. Sou Ana Ferreira Remigio filha de Olívia Remigio (Monteiro -PB) meus avós Cicero Remigio de Cacimba de Cima -Monteiro -PB estou pesquisando para conseguir a dupla cidadania , alguém dos Remigio tem cidadania Europeia.? Se tiver me passe a as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, estou editando minha árvore genealógica. Minha família também cruza com a família Remigio de Monteiro. Porém preciso checar a origem e a data do antepassado europeu. Ainda não encontrei essa informação. Se for de origem italiana e a formação genealógica me der direito, será um caminho. O outro é pesquisar todas as minhas linhagens até a 12a geração para encontrar um judeu sefardita e pela lei portuguesa, me dá direito.

      Se estiver montando sua árvore genealógica no Family Search, me avisa. Talvez as nossas famílias se encontrem. Meu parentesco direto é com o Flávio José, que é primo de terceiro grau.

      Manda um e-mail para mim sdmoura@gmail.com.

      Excluir
    2. Paguei um moço aqui em SP, só que estava fazendo o serviço era eu mesma, eu pesquisei na Paróquia de Monteiro, no cartório de Monteiro, sempre com dados incompleto, aí parei, pois, já estou com 60 anos , agora se eu quisesse ir para Portugal , morava lá e lá consegui dupla cidadania.

      Excluir
  16. Boa tarde Anna, vc conseguiu encontrar alguem que obteve a dupla cidadanai? Sou Junior tb da familia Remigio... Meu email: pemiltonjunior@hotmail.com ou Cell. +39 389 3164 957 (whatsapp)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa não recebi seu e-mail, meu e-mail é remigio.oj@gmail.com
      Não consegui dupla cidadania, pois contratei uma pessoa especializada, mais praticamente que pesquisa era eu como sou de Monteiro-PB , pesquisei na Paróquia , no cartório, informações incompleta, não tinha nome de pai , outros não tinha local de nascimento e por aí vai

      Excluir
    2. Desculpa não recebi seu e-mail, meu e-mail é remigio.oj@gmail.com
      Não consegui dupla cidadania, pois contratei uma pessoa especializada, mais praticamente que pesquisa era eu como sou de Monteiro-PB , pesquisei na Paróquia , no cartório, informações incompleta, não tinha nome de pai , outros não tinha local de nascimento e por aí vai

      Excluir
    3. Desculpa não recebi seu e-mail, meu e-mail é remigio.oj@gmail.com
      Não consegui dupla cidadania, pois contratei uma pessoa especializada, mais praticamente que pesquisa era eu como sou de Monteiro-PB , pesquisei na Paróquia , no cartório, informações incompleta, não tinha nome de pai , outros não tinha local de nascimento e por aí vai

      Excluir
    4. Desculpa não recebi seu e-mail, meu e-mail é remigio.oj@gmail.com
      Não consegui dupla cidadania, pois contratei uma pessoa especializada, mais praticamente que pesquisa era eu como sou de Monteiro-PB , pesquisei na Paróquia , no cartório, informações incompleta, não tinha nome de pai , outros não tinha local de nascimento e por aí vai

      Excluir
  17. Sou Marta Carvalho bisneta de Maria da Conceição Remigio de Freitas, Neta de Francisca Rosa de Freitas nasaída em 1882 falecida em 1972 foi casada com José Jacob de Carvalho. Todos da cidade de São Miguel RN. E também familiares em Limoeiro do Norte.

    ResponderExcluir
  18. Aqui no Nordeste os Remigios são conhecidos pela sabedoria nos negócios e pouco trabalho, lidando mais com o comércio no melhor estilo cigano

    ResponderExcluir
  19. Sou Thamara Welle bisneta de Jovelina Remígio da Silva casada com Adelino Rodrigues do Amaral, Jovelina nascida em Monteiro-PB, porém viveu a vida na cidade de Sertânia-PE. Jovelina era prima de Nilo Remígio, e irmã de Manoel Remigio Gomes, e Olindina Remígio. Infelizmente não tenho o sobrenome Remígio, mas carrego no sangue com muito orgulho pois minha bisavó, era uma Remígio de Monteiro-PB. Fico muito feliz em ver, que essa família é enorme e está espalhada por todo Brasil. Gostaria de ter mais informações sobre os meus antepassados, quem tiver mais informações por favor, não exitem em me contactar pelo email: thamarawelle@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Apesar d não tr o nome REMÍGIO, sou neto d Aprígio Remígio paizinho de Monteiro PB e filho d loide Remígio d Sertânia PE, bom saber um pouco da nossa família contudo triste por termos pouca informação ainda sobre a nossa origem.

    ResponderExcluir